COMO FAZER A ESCOLHA CERTA: DICAS PARA ESCOLHER UM NOME DE EMPRESA COM UM GERADOR DE NOMES ONLINE.

  • webmaster 
logotipos famosos

Nada funciona como uma mente humana, mas as técnicas tecnológicas avançaram tanto que criaram mecanismos que procuram assemelhar-se a ela, e o fazem com tal precisão que são surpreendentes.

Em marketing, especialmente, os recursos das novas tecnologias têm procurado se abrir uma brecha pela força e, portanto, a pesquisa tem focado em fornecer aos usuários ferramentas que tragam um pouco de profissionais desta área para sua casa, o seu projeto e torná-lo uma possibilidade real para aqueles que no início não têm dinheiro para investir em naming.

Neste contexto, nascem os geradores de nomes de empresas, que são ferramentas que permitem a criação de nomes de empresas através da utilização de palavras-chave. O mecanismo é simples, basta introduzir no seu gerador palavras-chave relacionadas com o tipo de empresa ou negócio (assim como outros termos que queremos incluir no nosso nome) e escolher entre os resultados gerados pelo algoritmo.

Parece simples, mas o último passo é aquele que fará a diferença entre um bom nome e uma má escolha: a eliminação de nomes do brainstorming.

Como sabemos o quão difícil é escolher, queremos dar-lhe algumas dicas para tornar este passo mais fácil:

– DIFERENCIAÇÃO: não há problema em ser inspirado pela concorrência ou por outras marcas que tenham atingido os objectivos que espera ter, mas o seu nome deve ser original e não deve ser confundido com o da concorrência. Para isso, evite usar termos genéricos que prejudiquem a qualidade do seu nome.

– BRIEF: O nome ideal deve ser curto o suficiente para ser lembrado e o suficientemente longo para dar a conhecer uma ideia.

– pronunção e escritura: para que um nome seja fácil de lembrar, deve ser possível pronunciá-lo. Além disso, sua escrita descomplicada permitirá que os usuários o reconheçam e recomendem. Preste atenção aos jogos de palavras que você usa em seu nome, porque para que eles sejam válidos eles devem ser entendidos por todo o público a quem eles são dirigidos.

Para obter uma pronúncia correcta, pode pedir a alguém que a pronuncie para ver o seu aspecto.

– JOGO: Sim, parece loucura, mas sua marca pode se tornar um verbo, que pode ser combinado com outros para criar tendências que podem abrir muitas portas no mundo do marketing: pense na empresa Google e no verbo “google”.

– Não se deixe levar pelas TENDÊNCIAS: a moda passa, mas a sua marca nasce para ficar (e ter sucesso).

Sabemos que a nomeação é uma técnica de escolha, subjetiva, que vai de acordo com as preferências daqueles que buscam conselhos, mas, como dissemos, nada funciona como um cérebro humano e, mesmo que os geradores de nomes de empresas tenham facilitado a vida, ainda temos de lhes dar esse ponto que só um conhecedor do sujeito e de sua mente pode fazer. A triunfar!